De acordo com Bill Gates, um dos problemas mais recorrentes em
escolas ao redor do mundo é a falta de feedback dado aos professores em
relação ao desempenho.
A palavra feedback propriamente dita significa dar um retorno a respeito de
como você está se esforçando para atingir um certo objetivo. Exemplos de
feedback podem ser de um amigo dizendo: “quando você fala usando esse
tom de voz mais calmo, eu me sinto melhor”; ou ainda de um professor
que diz a respeito de uma redação de um aluno: “o parágrafo me prendeu, mas achei o diálogo um pouco confuso”.
Feedback é um processo de extrema importância em qualquer área de
atuação. Um feedback efetivo requer que a pessoa tenha um objetivo claro
em mente e, a partir da informação recebida, fará com que você continue
no caminho ou desvie para outra direção.
Uma das mais importantes características de uma boa gestão de equipes
de idiomas é o constante e construtivo feedback dado aos professores.
Para que o profissional cresça, é necessário que ele saiba exatamente
seus pontos fortes, suas características que devem ser trabalhadas e
limitações que devem ser superadas.
Entretanto, um feedback realmente construtivo só pode ocorrer quando o
gestor ou coordenador pedagógico conhece profundamente o trabalho do
professor. Um bom feedback não pode simplesmente ser baseado na impressão que o
coordenador tem daquele professor, ou ainda no que os outros membros da
equipe, alunos e mesmo pais de alunos têm a dizer sobre ele. Apesar
dessas também serem importantes fontes de informação sobre o desempenho do
professor, é essencial que o gestor esteja presente na sala de aula
fazendo observações e acompanhe de perto o desenrolar das aulas e o
planejamento desse profissional.
Na área de ensino de idiomas, observação de aulas e feedback são
ainda mais importantes, pois existe a necessidade das visões de ensino,
aprendizagem e linguagem estarem alinhadas com os objetivos e cultura da
escola.
Além disso, para que haja um desenvolvimento profissional e um
crescimento constante, a formação contínua deve ser incorporada à
cultura da escola. Somente com a oportunidade de aprender mais e aplicar
o que aprendeu em sala de aula, sempre com supervisão e retorno sobre o
desempenho, é que o professor contribuirá para o crescimento de sua
escola, trabalhando com entusiasmo e motivação.
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