Flipped classroom, conceito que pode ser livremente traduzido como
aula invertida, consiste de um modelo pedagógico no qual a ordem de
apresentação de conteúdo e prática são invertidas, de forma que o aluno
trabalha em casa com as instruções dadas pelo professor, via de regra
através do computador, para depois fazer as tarefas dentro da sala de
aula de forma colaborativa.
Em outras palavras, a parte expositiva é assistida pelos alunos em
casa, quantas vezes acharem necessário e nos horários que puderem.
Posteriormente, os alunos trabalham com a aplicação dos conteúdos em
sala de aula, enquanto o lugar do professor passa a ser entre os alunos,
monitorando e fornecendo o suporte necessário.
Quais são as vantagens desse modelo? Em primeiro lugar, o papel do
professor passa a ser, de fato, o de facilitador do aprendizado e a sala
de aula passa a ser o lugar da experimentação, da resolução de
problemas e dúvidas, da aplicação dos conceitos e da construção de
conhecimento. Ao invés de perder tempo à frente da sala de aula, em um
monólogo o qual sabidamente grande parte dos alunos não absorve ou não
se interessa, o professor passa a compartilhar com o aluno a
responsabilidade de seu aprendizado.
Pensando na sala de aula de língua estrangeira, como esse modelo pode
ser aplicado? A resposta está em como você planeja e gerencia suas
aulas, além de seu objetivo, que deve ser o mais claro possível. Tendo o
objetivo em mente, é hora de preparar o input ao qual os alunos serão
expostos fora da sala de aula: pode ser um vídeo, um texto, um podcast,
um show me board, etc. Além do input, é interessante que o professor
pense em uma forma de medir o quanto o aluno consegui reter do conteúdo
apresentado. Geralmente isso é feito na forma de testes bastante
simples, que têm por objetivo apenas apontar o que o aluno precisa rever
ou estudar um pouco mais.
Na sala de aula, o conteúdo apresentado será posto em prática e
desenvolvido pelos alunos de maneira colaborativa: eles terão a
oportunidade de discutir, aplicar e identificar elementos que foram
apresentados anteriormente. Por exemplo: em casa, os alunos assistem a
uma entrevista com uma pessoa famosa em um talk show. Após assisti-la,
os alunos respondem a um quiz a respeito do conteúdo da entrevista e
identificam as perguntas feitas. Na sala de aula, o professor responde
às dúvidas dos alunos, pratica a pronúncia de palavras novas e entonação
das perguntas apresentadas, para que os alunos possam então trabalhar
sozinhos: neste momento, eles podem simular uma entrevista utilizando as
perguntas apresentadas, buscar mais informações sobre a pessoa que foi
entrevistada, dar continuidade à entrevista elaborando mais perguntas,
etc.
Existem inúmeras formas de virar sua sala de aula do avesso. Basta um
pouco de criatividade e familiaridade com a tecnologia, ferramenta
essencial nesse processo. Se você quiser obter mais informações confira
os links abaixo e have fun!
https://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELI7081.pdf
http://ctl.utexas.edu/teaching/flipping-a-class/what
http://www.knewton.com/flipped-classroom
http://flippedclassroom.org
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