terça-feira, 8 de março de 2016

Organizando sua sala de aula

Louise Potter / Juliana Tavares 

Um aspecto muito importante para que se tenha um resultado positivo na aprendizagem é saber como realmente organizar e planejar sua aula. 

E o que isso significa? As carteiras estarem organizadas? Os alunos estarem sentados em silêncio? O professor estar a postos, pronto para dar ordens e liderar a aula? Não necessariamente, apesar dos fatores acima também fazerem parte de uma aula bem organizada. 

Porém, antes entrar em sua sala, é preciso ter bastante claro seu objetivo final: o que você espera que seus alunos aprendam até o final de sua aula? Como você irá avaliar se seus alunos realmente internalizaram o que você quis ensinar? 

Para isso, seu trabalho começa em casa, antes de entrar na sala de aula. É necessário ter um plano dividido por tarefas e que o tempo e arranjos necessários para elas sejam devidamente contabilizados. 

Lembre-se de sempre começar sua aula com um warm-up em forma de jogo ou atividade em equipe. Dessa forma, você pode rever com a classe o conteúdo trabalhado na aula anterior de uma forma lúdica e divertida. Esse momento deverá tomar, no máximo, 10 minutos da aula. Em seu planejamento, lembre-se de listar os materiais que você vai precisar, assim como as principais instruções que os alunos deverão receber. 

Em seguida, você já deverá apresentar o conteúdo e a linguagem com a qual você quer trabalhar naquela aula, retomando sempre a ideia dos objetivos claros. Atividades de Listening e de Reading são ótimas maneiras de se apresentar um novo conteúdo, mas lembre-se sempre de ter em mente seu planejamento. A apresentação da linguagem deve levar no máximo 15 minutos e a sequência deve também estar registrada em seu planejamento. Em seguida, os alunos deverão praticar essa linguagem usando pair work ou group work. É sempre importante fazer uma prática controlada antes dos alunos trabalharem sozinhos. 

Por último, você deverá preparar uma atividade para que os alunos possam usar essa linguagem de maneira mais livre, preferencialmente através de um jogo, ou alguma tarefa lúdica e divertida. Organizando seu planejamento dessa forma, você tem uma aula de 50 minutos com objetivos claros, na qual seus alunos permanecerão ocupados durante todo o tempo. 

É claro que o que acontece na sala de aula pode ser bem diferente, já que na interação com alunos, as dificuldades e imprevistos que surgem são bastante variáveis. Porém, com um bom planejamento em mãos você tem uma linha clara para seguir. Ao conciliar as colocações dos alunos, que são sempre bem-vindas para que sua aula seja contextualizada e significativa, você terá um guia claro em mente, que o ajudará a manter o foco em seu objetivo final. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário